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Arrastão leva tudo menos o seguro

Bares e Restaurantes

Conforme dados da Polícia desde o início de 2012 até junho, 29 restaurantes, bares e padarias na capital foram assaltados dentro da onda de arrastões. Proprietários de bares e restaurantes começam a se preocupar com a assustadora onda de arrastões e procuram retaguarda.

A estratégia é sempre a mesma. Os bandidos surpreendem frequentadores, funcionários e donos de bares e restaurantes e levam todos os objetos que têm à mão – bolsas, carteiras, joias, dinheiro, cartões, relógios e celulares.

É com esse tipo de crime denominado arrastão que os frequentadores de bares e restaurantes da cidade de São Paulo, reconhecida como um polo cultural e gastronômico, têm convivido. Conforme dados da Polícia, desde o início de 2012 até junho, 29 restaurantes, bares e padarias a capital foram assaltadas dentro da onda de arrastões.

Enquanto a sensação de insegurança aumenta entre os paulistanos, que se reúnem para criar alternativas como a criação de vigilância antiarrastão em alguns bairros, o mercado de seguros trabalha no desenvolvimento de coberturas para atenuar as perdas dos proprietários dos estabelecimentos que, em alguns casos, podem ser extensivos aos frequentadores, ou ainda tê-los como público-alvo, já que são o maior foco dos arrastões.

“Como os roubos e assaltos a restaurantes têm sido muito divulgados neste processo de arrastão, em que os meliantes entram no estabelecimento, rendem os clientes e roubam, não só o estabelecimento como também os clientes, a procura pelo seguro tem aumentado”, observa Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, que disponibilizou uma cobertura para arrastões dentro do seu seguro empresarial para bares e restaurantes em 2011.

Em todo o Brasil, a Porto Seguro possui 7 mil bares e restaurantes na carteira de clientes e, até junho, a procura pelo seguro havia aumentado 9%.

No seguro da Porto as coberturas estão divididas em básica, com as coberturas obrigatórias de incêndio, explosão e queda de raio; e as acessórias. Nestas, o cliente tem a opção de contratar danos elétricos, vendaval – inclusive pode estipular a verba que ele estima ser necessária, caso ocorra um vendaval – e a cobertura para arrastão, subdividida em subtração de bens e de valores.

De acordo com Santana, na subtração de bens o segurado determina o valor que pretende contratar para, se eventualmente ocorrer um assalto ou furto qualificado com arrombamento, uma parte desse valor ser destinado a clientes. “Quando o estabelecimento é assaltado, a apólice dá cobertura aos clientes. Trata-se da parte de bens que é o que o cliente tem na mão – carteira, celular e óculos; no caso de mulheres, o conteúdo das bolsas. Já na cobertura de subtração de valores, garante-se o dinheiro”.

Na Yasuda Seguros não foi detectada uma variação significativa na procura por seguros empresariais para bares e restaurantes, em virtude dos arrastões. Nestes casos, a seguradora também oferece cobertura para os bens do restaurante.

Inclusive, conforme Nivaldo dos santos, gestor da Unidade de Mutiseguros Compreensivos da Yasuda Seguros, o risco de roubo de bens e valores é o principal para o segmento. “Cerca de 7 % dos restaurantes segurados em nossa carteira tiveram ocorrência de roubo e furto. Porém, vale ressaltar outros riscos como danos elétricos (danos às instalações elétricas ou a aparelhos decorrentes de variação de tensão, queda de raio, etc.), e incêndio nas dependências da cozinha, principalmente onde há coifa devido ao acúmulo de gordura e roubo de veículos em estacionamento do restaurante”, esclarece.

De acordo com Santos, o seguro é barato, quando levado em consideração o custo e o benefício. Em uma rápida simulação, ele exemplifica que um seguro anual com cobertura de incêndio de R$ 500 mil; roubo de bens de R$ 5 mil; roubo de valores R$ 5 mil; RC Operações R$ 20 mil; RC para veículos de clientes R$ 20 mil e mercadorias em câmaras frigoríficas R$ 5 mil, custa R$ 2 mil.

“Oferecemos uma cobertura para veículos de clientes enquanto no estacionamento dos restaurantes, cobertura por danos causados a clientes pelo fornecimento de comida ou bebida, danos a mercadorias que estejam em câmaras frigoríficas, caso as mesmas deixem de funcionar por quebra ou falta de energia, além das coberturas tradicionais de incêndio, roubo de bens, roubo de valores, inclusive fora do local, como, por exemplo, durante o percurso até o banco”, descreve o executivo da seguradora, que possui 2 mil apólices emitidas neste segmento.

Fonte: Revista Cobertura – Ano XXI – nº 132 – Novembro/2012

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Tel: (11) 3277-8203

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